Pesquisa

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Internet à R$ 35,00: Verdade ou Ilusão ?

Caros amigos,

Vou tentar mostrar um pouco sobre o que tenho visto e ouvido falar sobre o tal "programa de inclusão digital" do governo federal. Para mim, estamos voltando a era do império romano, onde os governantes tratavam o povo à "pão e circo". O que o governo federal vem fazendo nada mais é do que um programa para obrigar os provedores à diminuir suas margens (nem sempre grandes) e fazer média junto à população eleitora. Esse plano de internet de 1 MB por R$ 35,00 é apenas uma grande ilusão, pois um detalhe que o governo não expõe é que esse plano tem uma franquia de utilização mensal de apenas 300 MB. Trocando em miúdos, com esse plano o seu limite de tráfego (seja ele de envio ou de recebimento) de dados dará apenas para você baixar 5 cd's de música no formato de MP3. Todo o excedente será cobrado "por fora", ou seja, o que ultrapassar virá sendo cobrado como adicional e tende a ficar muito mais caro do que os planos já existentes.

Esse "novo programa" tende a beneficiar apenas as grandes empresas de telecomunicação que conseguirão fornecer esse tal pacote sem abalar suas estruturas financeiras. Os pequenos provedores, que são a esmagadora maioria, não terão como oferecer esse plano e correm o sério risco de fecharem suas atividades e, com isso, aumentar o índice de desemprego em algumas regiões. Vale mais uma informação à respeito da franquia, esse valor de 300 MB são para conexões fixas, para as que funcionam através de telefonia móvel (modens 3G), a franquia será de apenas 150 MB. Como trabalho exatamente com isso, posso afirmar que esse plano só irá atender aqueles usuários que fazem única e exclusivamente navegações simples como abertura de páginas de internet ou acesso à pequenos bancos de dados tipo de bibliotecas virtuais. E só, somente só, se não o fizerem diariamente, pois tudo que é feito enquanto estiver conectado, será contado para essa franquia.

Caros usuários, tudo que você utiliza é contado ou como upload (envio) ou download (recebimento) de dados. Quando você utiliza o MSN por exemplo, todas as vezes que você envia uma mensagem é um UPLOAD e todas as vezes que o seu amigo te envia uma mensagem é um DOWNLOAD. Lógico que o valor desse consumo é bem pequeno, porém quando você liga sua webcam para enviar a imagem e/ou seu amigo liga a dele, esse consumo tende a multiplicar por 20 devido o tráfego de imagens ser altamente "pesado" para a rede. Portanto, se você achar interessante esse plano do governo federal, fique desde já sabendo que o MSN poderá usar, mas abrir a webcam, nem pensar. Depois repassarei maiores informações à respeito desse "programa de inclusão digital". Para quem quiser dar uma olhada: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/entenda-o-plano-nacional-de-banda-larga.html

E tenho dito !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário